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Re: [CANAL 3] Super-Duper-Charger

De: Mauricio Tadeu Alegretti <mauricio_at_a...>
Data: Thu, 22 Mar 2001 20:23:02 -0000

Faaaaaala Edu!

> Mas acredito era por software porque no conector do cartucho tem
somente
> sinais de dados, endereços e +5 v e GND. Mais nada. não existe uma
entrada
> "sound in" ou sinais de interrupção ou qualquer outra coisa, é
realmente
> fantástico o que os caras conseguiam fazer.
> Bem, no caso do Pitfall só posso imaginar que o tal "super-chip"
tinha os
> "samplers" da musica ou será que tinha um software para tocá-la
tb ???

Pois então, tem uma coisa que é muuuito estranha nesta história
toda... o que mais me chamou a atenção no texto foi este trecho:

> >X1: Uses Activision's version of the 'Super Chip' No extra RAM
this
> >time, however it does have extra ROM! Does three-channel sound,
and
> >even includes several random # generators.

Olhe só: o superchip da Activision não era como o da Atari, mas sim
ROM... então, certamente ele não usava o mesmo esquema do SC de
ter "i/o", já que os endereços eram apenas para leitura. Mas o
estranho de tudo é que ele incluía "geradores de números
aleatórios"... como o chip conseguiu gerar números? A música a gente
fica na dúvida, mas quanto a isto o texto é categórico... então, meu
palpite é que, de alguma forma, a Activision "aliviava" um pouco a
carga, jogando uma parte da geração da música para o chip... agora,
como ela fazia isso, considerando-se que não existia uma ligação de
som direta e que os dados obrigatoriamente tinham que passar pelo
Stella.... mistérios, mistérios... ;-)
Recebida em Thu 22 Mar 2001 - 12:23:08 BRT

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