> Pelo que eu li no site do cara o não e´ exatamente um jogo, digo,
uma ROM
> pra jogar em emulador ou gravar em EPROM e jogar no console...
parece-me
> que precisa de um tal de 2600-VCS Simulator, que seria um simulador
de
> Atari 2600 (a diferença para um emulador... não faço a mínima
idéia...)
É isso mesmo Edu, este VCSSimulator vem criando paixão e ódio na cena
de desenvolvimento para o 2600... ;-)
A idéia dele é excelente: o VCSSimulator é, na verdade, um ambiente
de desenvolvimento onde vc pode escrever programas em assembly para o
6507, com a excelente vantagem que ele tem rotinas prontas para saída
no vídeo, gerenciamento de memória, o escambau... quer dizer, a idéia
seria ensinar o cara a base da programação para o 2600, sem encher o
saco dele com toda a parte chata de sincronização de scanlines, essa
coisa toda.
PORÉM, como tudo na vida, também tem seu lado ruim... na verdade, os
programas escritos para o VCSSimulator nunca poderiam ser executados
num 2600 de verdade (existe um grande debate se poderia ser realizado
um jogo como o Yars Quest sem causar flicker, por exemplo, até mesmo
num Atari 400) graças às rotinas otimizadas do vídeo e da memória que
ele disponibiliza para o programador (repare no tamanho do binário do
Yars Quest.... nem um Supercharger seria capaz de carregar isto).
Quer dizer, seria algo como escrever novos jogos "parecidos" com os
do 2600 mas para rodar num PC... ;-)
PORTANTO, a idéia do Chris Bogey é muito boa no sentido DIDÁTICO da
coisa, para ensinar como poderia ser a estrutura de um jogo no 2600
e, principalmente, para se testar um esqueleto de um jogo sem se
preocupar com o Stella, mas não se entusiasmem achando que ele tenha
encontrado "formúlas mágicas" para fazer os jogos mais bonitos e
rápidos para 2600 de todos os tempos (essa glória continua sendo para
todo o sempre exclusividade do David Crane... ;-) )
Pra quem quiser tirar as próprias conclusões, a página do Chris é
http://khryssun.cjb.net/
Abraços!!!
Recebida em Fri 04 May 2001 - 10:49:20 BRT