Bem, a era 8 bits(nes e master em específico), eram feitos em assembler
mesmo, provavelmente nem existiam kits de desenvolvimento, apenas alguns
compiladores e bibliotecas.
A era 16 bits foi pela mesma rota. Programar em ASM para o Mega e Snes era
relativamente fáceis, mas então já começaram a aparecer os kits de
desenvolvimento, com placas especiais e coisas assim.
A era 32bits marcou pela migração dos desenvolvedores para o C. Enquanto a
Sega investiu na programação metal (em ASM no Saturn mesmo), a Sony criou
bibliotecas de desenvolvimento em C, o que facilitou muito a vida dos
desenvolvedores, e foi um dos fatores principais do PSX ter se sobresaido
ao Saturn.
Na geração atual, a Sony apostou em bibliotes ASM para o PSX2, e acaboude
orelha quente de tanto ouvir reclamações dos desenvolvedores(acostumou eles
mau), enquanto a Sega desenvolveu várias bibliotecas C para o Dreamcast.
Hoje os kits de desenvolvimentos constistem de hardware e software
proprietários, e podem custar alguns milhares de dólares, ter um kit de
desenvolvimento que explore o máximo do hardware é fundamental, pois
permite aos desenvolvedores explorar ao máximo o videogame.
PD
At 15:55 31/7/2001 -0300, you wrote:
>Olá amigos,
>
> Seguinte, vcs sabem quais sao as linguagens usadas para
>se fazer nossos queridos jogos de video game? Imagino que
>dos antigões seja BASIC (não sei bulhufas) e dos jogos de
>master system, nes até hoje seja C (já manjo um pouco).
>
> Mas como compila? como se fazem as imagens? Como
>fazer o video game tocar as musicas?
>
> Que tal fazermos um braço do FAQ falando sobre isso?
>
>[]'s
>
>Miguel
Recebida em Tue 31 Jul 2001 - 15:27:15 BRT