Google Custom Search

Re: [CANAL 3] Linguagens de programação

De: Leandro Pereira <leandro_at_l...>
Data: Tue, 31 Jul 2001 19:47:26 -0300

Hi Miguel Filho,

On Tue, 31 Jul 2001 15:55:26 -0300 you wrote:

> Seguinte, vcs sabem quais sao as linguagens usadas para
> se fazer nossos queridos jogos de video game? Imagino que
> dos antigões seja BASIC (não sei bulhufas) e dos jogos de
> master system, nes até hoje seja C (já manjo um pouco).

Depende do "poder de fogo" do sistema... e' por esse motivo que nao existem muitos jogos em BASIC (por ser na maioria das vezes interpretado; nao tem as otimizacoes necessarias...) que fizeram sucesso. Os jogos classicos sao feitos, em sua maioria, em puro assembly. O programador decide como vai armazenar os dados, se vai comprimi-los ou nao, como vai usa'-los... e' realmente uma arte :)
E, claro, na epoca nao existiam bons compiladores de linguagens como C e lembre-se que nao tinhamos uma quantidade boa de memoria sobrando (1kB e' muito codigo em assembly!) para fazer programas em linguagens de alto nivel. A "C" e outras tantas linguagens que existem por ai' convertem o codigo legivel por humanos para linguagem de maquina -- e, neste processo, pode haver coisas nao utilizadas e que so' estao ocupando memoria...
Hoje em dia, claro, os jogos sao feitos em linguagens que facilitem para o programador, com orientacao a objeto e bibliotecas (enormes! imagine se isso existisse ha' uns 20 anos!) de codigo pre'-prontos (exemplos conhecidos sao a SDL e o DirectX...).
O Mauricio Alegretti pode te dar mais informacoes a respeito de programacao em Atari 2600 e/ou Game Boy (este ja' e' + facil fazer jogos, pois ha' toolkits de desenvolvimento em C!); em MSX ou Master System, creio que o Ricardo Bittencourt tambem vai poder arrumar mais informacoes.
Lugares legais para encontrar informacoes tecnicas (vitais para desenvolvimento de jogos em plataformas "classicas", onde ha' a necessidade de otimizacao do codigo e conhecimento da maquina por nao haver bibliotecas) sao sites de emuladores (como o www.zophar.net e www.classicgaming.com/EPR).

Uh, chega... escrevi d+ :P

--
Leandro A. F. Pereira (oO) I think I am, therefore, I am. I think.
leandro@l... /||\ http://www.advogato.org/person/acidx
Recebida em Tue 31 Jul 2001 - 15:27:56 BRT
This archive was generated by hypermail 2.2.0.