Ah, eu esqueci de comentar outra coisa... (me perdoem os que estão achando
esta conversa muito técnica...)
Tem a questão do software tb. Numa época em que conversões de arcade eram o
máximo, as empresas americanas produziam conversões toscas que mais pareciam
ter sido feitas a olho. O cara olhava o arcade e tentava imitar no vg.
Pô, os japoneses obviamente usavam portes mais diretos, provavelmente com
acesso ao código original. A própria Nintendo começou assim (vide DK, DKJr,
Mario Bros, etc). E muitas vezes acrescentavam coisa pra compensar a
inferioridade gráfica. Isso fez grande diferença na hora de brigar com os
home computers.
Ua,
Eduardo Mello
----- Original Message -----
From: "Eduardo Mello" <vgbelloq_at_u...>
To: <canal3_at_y...>
Sent: Monday, April 01, 2002 9:53 PM
Subject: [CANAL 3] Site Old gaming
> Muito bom! Dei uma olhada por cima, mas vou ver com mais cuidado depois.
De
> qualquer forma, achei muito bom.
>
> Mas, ET é da Universal... :-)
>
> Eu realmente não acredito em novo crash a curto/médio prazo.
> Não existe substituto na mesma faixa de preço para os vgs como existia em
> 82/83. O máximo que pode acontecer é uma das três fabricantes atuais não
> aguentar o tranco e cair fora.
> Na verdade, quantidade de jogo nunca foi o problema. Dimensionamento de
> mercado sim. Acredito que atribuir a culpa do crach à enxurrada de jogos
> para 2600 seja um equívoco. Nenhum vg nunca morreu por excesso de jogo,
> muito pelo contrário. O problema é dimensionamento de mercado. Veja,
pegamos
> um punhado de empresas, todas vislumbrando um bolo enorme. Todas resolvem,
> então, quase simultaneamente, que desejam uma fatia deste bolo. Elas
> observam e enxergam poucos convidados: a Atari com o pedação maior e a
> Activison com um pedaço mais modesto. Cada uma pensa que poderia tomar,
quem
> sabe, uns 5% desse bolo pra si. Mas não percebem que as demais estão tendo
a
> mesma idéia. Bem, no final é óbvio que não existe bolo pra todo mundo...
> Hoje tudo funciona porque existe um controle de dimensionamento feito pela
> própria fabricante do vg. As centralizam a produção.
> Mas isso só explica a parte do 2600. Os demais vgs morreram por não terem
> sido capazes de competir com os home computers da época em
preço/qualidade.
> Ninguém perceu que uma máquina muito mais poderosa do que
> 5200s/ColecoVisions seria necessária. Esses últimos nasceram datados (5200
> era um Atari 400 sem teclado, coisa de 1978!. O ColecoVision não era muito
> melhor, praticamente mesmo chipset do Texas TI 99/4 de 1979 e que custava
> $100 no final de 82!). Cá entre nós, o C64 batia todos, e custava só uns
> $200!
> Faltou visão.... Dinheiro não é tudo.... :-)
>
> Ua,
>
> Eduardo Mello
>
> ----- Original Message -----
> From: "Marco Lazzeri" <lazzeri_at_t...>
> To: <canal3_at_y...>
> Sent: Monday, April 01, 2002 7:38 PM
> Subject: Re: [CANAL 3] Acrescentando... :-)
>
>
> > Grande Edu... Bão?
> >
> > > Ainda não li. Qual é o URL?
> >
> > Anota aí:
> >
> > http://www.oldgaming.com.br/oldgaming_historia.shtml
> >
> > Abraços,
> > Lazzeri
> >
> >
> >
> > Clube Canal 3 - Relembrando os saudosos Anos 80!
> >
> >
> > Acesse nosso site: http://www.classicgaming.com.br/canal3
> > Dúvidas ? Leia nosso FAQ: http://go.to/canal3faq
> >
> > Para enviar mensagens: canal3_at_y...
> >
> > Para cancelar assinatura: canal3-unsubscribe_at_y...
> >
> > Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
> http://br.yahoo.com/info/utos.html
> >
> >
>
>
> Clube Canal 3 - Relembrando os saudosos Anos 80!
>
>
> Acesse nosso site: http://www.classicgaming.com.br/canal3
> Dúvidas ? Leia nosso FAQ: http://go.to/canal3faq
>
> Para enviar mensagens: canal3_at_y...
>
> Para cancelar assinatura: canal3-unsubscribe_at_y...
>
> Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
>
>
Recebida em Mon 01 Apr 2002 - 17:11:11 BRT