> > Já repararam que a maioria dos jogos do Atari não ocupam
> > todo o espaço da tela como keystone kapper, jungle hunt,
> > pitfall e outros?
...
>É widescreen, "tela larga". Widescrew é "parafuso largo", ou algo maisfeio
>se você pensa em gíria... :-))
>
>Já notei isso também. \begin{offtopic}Quando estava implementando a emulação
>de som no Stella em Java, que por sinal funciona mas que ainda tem uns
...
>Alguém aí conhece o TIA o suficiente para nos dizer que controle é possível
>na freqüência do sinal de vídeo ?
...
Sim, isso acontece mesmo. Geralmente fica uma faixa preta à esquerda e uma
menor, em cima e embaixo.
O chip Stella foi assim concebido, a área "usável" da tela fica mais ou
menos no centro, em cima fica uma faixa para o "Verical Blank", ao lado
esquerdo uma faixa para o "Horizontal Blank", e embaixo uma área para o
"Overscan". Segundo o manual do Stella a Atari fez assim para poder
funcionar em qualquer tipo de TV. É mais ou menos assim: (use fonte
não-proporcional)
+-------+-------------------------------+
| | Vertical blank |
+-------+-------------------------------+
| | |
| ho | |
| ri | Área útil |
| zon | para o jogo |
| tal | |
| | |
| blank | |
| | |
+-------+-------------------------------+
| | overscan |
+-------+-------------------------------+
É mais ou menos assim.
Vejam o texto do manual do Stella:
"For the purposes of Stella programming, a single television “frame” consists
of 262 horizontal lines, and each line is divided by 228 clock counts
(3.58MHz). The actual TV picture is drawn line by line from the top down
60 times a second, and actaully consists of only a portion of the entire
“frame” (see diag. #1). A typical frame will consists of 3 vertical sync
(VSYNC) lines*, 37 vertical blank (VBLANK) lines, 192 TV picture lines,
and 30 overscan lines. Atari’s research has shown that this pattern will
work on all types of TV sets. Each scan lines starts with 68 clock counts of
horizontal blank (not seen on the TV screen) followed by 160 clock counts to
fully scan one line of TV picture. When the electron beam reaches the end
of a scan line, it returns to the left side of the screen, waits for the 68
horizontal blank clock counts, and proceeds to draw the next line below."
Como a programação tem que cuidar "manualmente" do retraço vertical, eu
acho que muitos "truques" foram obtidos com isso. A Acvtivion era mestre nisso.
Sugiro que peguem o manual do stella, tá em PDF, principalmente para quem
quer programar para o Atari... não é tarefa trivial... mas dá pra fazer,
senão não teríamos ai tantos excelentes jogos.
[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Thu 29 Aug 2002 - 06:36:30 BRT