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Re: [CANAL 3]Overclock de cpu

De: Murilo Saraiva de Queiroz <murilo_at_v...>
Data: Wed, 9 Oct 2002 10:37:57 +0100

----- Original Message -----
From: "Joao Paulo Samara" <joao.samara_at_p...>

> From: "Murilo Saraiva de Queiroz" <murilo_at_v...>
> Subject: Re: [CANAL 3] Esquema do Mega Turbo
>
> > Estávamos falando sobre o Megadrive, sim. Entretanto, eu não faço idéia
de
> > como é que se faz overclock num Megadrive - o que quis dizer é que eu
> > imagino que seja parecido com o "overclock" do NeoGeo, que consiste em
> > aumentar só a velocidade do processador. Nem sei o quão difícil é fazer
> isso
> > em hardware, mas com certeza não é impossível, já que a maioria dos
> > emuladores implementam essa "feature" (e-volta-e-meia se vê Commodores
64,
> > TRS-Color e outras criaturas com clock muito rápido que o original).
>
> Para aumentar o clock de um processador por hardware, no caso dos vídeo
> games
> que diferente de um pc a placa mãe não tem essa função,
> pode-se desconectar da placa mãe o pino de clock e ligá-lo a um circuito
> oscilador
> com cristal em separado. No entando, como normalmente temos o(s)clock(s)
> do(s)
> barramento(s), memórias e I/O etc, a coisa pode ficar complicada. Alem de
> ser
> arriscado estragar o aparelho se você não conseguir voltar como era antes.
> O ideal seria o jogo não ficar mais rápido, pois aí não adianta nada
> (alguém já rodou jogo de XT num pc atual? :), mas isso vai depender
> se as gamehouses implementaram o timing com interrupções ou outra maneira
> que não seja em confiar na velocidade fixa do processador.
>

Sim, você foi direto ao ponto - a velocidade normalmente é controlada pela
freqüência de interrupções - normalmente do sincronismo vertical. A maioria
dos jogos de console não vai ter os problemas de velocidade que jogos de XT
têm em PCs reais. O que eles fazem, normalmente, é executar tudo o que
precisa ser feito para a geração de um frame, e então entrar em halt (ou num
loop). Quando ocorre a interrupção de sincronismo vertical (a cada 1/60 de
segundo), eles começam a executar de novo.

Acho difícil o I/O dar problema, porque normalmente o acesso aos portos é
muito lento - a mesma coisa vale para o barramento. O mais crítico é mesmo o
processador e a memória... De qualquer forma, deve ser uma experiência muito
interessante pra se fazer.

Um abraço,

Muriloq
Recebida em Wed 09 Oct 2002 - 01:37:55 BRT

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