Google Custom Search

Re: [CANAL 3] Desassembly do "Em Busca dos Tesouros"

De: Eduardo Luccas <eduardo_at_a...>
Data: Thu, 28 Nov 2002 14:17:32 -0200

>Alguém tem a especificação do formato ".P" usado nas imagens
>(snapshots) de jogos do ZX-81 ? Estou querendo desmontar (usando um
>disassembler) o "Em
...

Murilo,

O formato .P guarda o "save" do K7 do ZX 81.
Vc sabe que o ZX 81 não tem comandos para gravação de código da memória,
como no ZX Spectrum, ele só grava programas em BASIC. Por isso que para
fazer um programa em linguagem de máquina tinhamos que criar uma linha 1
REM ... com zilhões de pontinhos (ou outro caracter qualquer) e colocar ali
o código binário.

Se não me falhe a memória o início da área do BASIC é no endereço 16509;
como a número da linha mas o código da instrução em BASIC ocupam 5 bytes o
endereço do primeiro byte disponível para o código (o primeiro "pontinho"
da linha REM) é 16514. Isso não siginifica, claro, que o programa começa
sempre por ai.

Eu sei que existe alguns utilitário que permitem que vc "liste" o conteúdo
do arquivo .P, converta ele em .wav (adivinha pra que... eheheh) e outras
coisinhas. Sugiro que vc pegue o zxtools:
http://www.wirehub.nl/~berto/zx81/zxtools.zip

Blz ???

[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Thu 28 Nov 2002 - 08:16:57 BRST

This archive was generated by hypermail 2.2.0.