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Re: [CANAL 3] Desassembly do "Em Busca dos Tesouros"

De: Murilo Saraiva de Queiroz <murilo_at_v...>
Data: Thu, 28 Nov 2002 17:22:04 +0100

Ah,

grande Eduardo, você definitivamente está com a memória melhor do quea minha.

Sim, agora que você me falou os detalhes sórdidos estão voltando! Lembro-me, por exemplo, que era preciso usar um programa em assembly para gerar a linha REM enorme com o programa, porque se tentasse fazer direto no BASIC quando a coisa começava a ficar grande demais dava pau.

Vou atrás do link que você mandou.

Muito obrigado !

Muriloq
----- Original Message -----
From: Eduardo Luccas

>Alguém tem a especificação do formato ".P" usado nas imagens
>(snapshots) de jogos do ZX-81 ? Estou querendo desmontar (usando um
>disassembler) o "Em
...

Murilo,

O formato .P guarda o "save" do K7 do ZX 81.
Vc sabe que o ZX 81 não tem comandos para gravação de código da memória,
como no ZX Spectrum, ele só grava programas em BASIC. Por isso que para
fazer um programa em linguagem de máquina tinhamos que criar uma linha 1
REM ... com zilhões de pontinhos (ou outro caracter qualquer) e colocarali
o código binário.

Se não me falhe a memória o início da área do BASIC é no endereço 16509;
como a número da linha mas o código da instrução em BASIC ocupam 5 bytes o
endereço do primeiro byte disponível para o código (o primeiro "pontinho"
da linha REM) é 16514. Isso não siginifica, claro, que o programa começa
sempre por ai.

Eu sei que existe alguns utilitário que permitem que vc "liste" o conteúdo
do arquivo .P, converta ele em .wav (adivinha pra que... eheheh) e outras
coisinhas. Sugiro que vc pegue o zxtools:
http://www.wirehub.nl/~berto/zx81/zxtools.zip

Blz ???

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
Recebida em Thu 28 Nov 2002 - 08:23:35 BRST

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