Google Custom Search

Re: [CANAL 3] Jogos de MSX no Coleco

De: Eduardo Luccas <eduardo_at_a...>
Data: Tue, 03 Dec 2002 14:46:40 -0200

>Muita gente sabe que com alguns patches é possível rodar jogos de
>Colecovision no MSX, porque o hardware de ambos é bem parecido (isso éo
>que o Mission, o "emulador" de Coleco para MSX do Marcel de Kogel, faz).
>A idéia que me veio à cabeça é fazer o contrário: editar o código de
>máquina de um jogo de MSX para que ele rode num cartucho modificado de
>Coleco ! Fazer isso para rodar num emulador é quase trivial; o problema
>maior é construir um cartucho de Coleco, com bank-switching, etc. De
>qualquer forma, parece-me bem interessante.
...

Ah, Murilo, acho que não é tão fácil assim não...
Veja, pra começar o processador de som dos dois é diferente. O do MSX é o
famoso AY 3-8910, da General Instruments, o do Colecovision é o SN 76489,
da Texas Instruments. Embora sonoramente bem parecidos em termos de
programação não o são, portanto teria que alterar essa parte. Além do mais
tem que verificar se o modo de acessar a VRAM, a memória principal etc não
são são diferentes.

No caso da construção do cartucho, a meu ver, não tem maiores problemas. O
Colecovision não utiliza esquemas de bankswitiching, o cartucho pode ter
até 32 Kb sem BS. Que eu saiba não tem cartuchos para o Colecovision com
mais do que isso.

Porém não quero desanimá-lo !!! se vc conseguir converter algum jogo eu
monto em cartucho !!! :-))

alias um bom exemplo para vc compara é o Antartic Adventure. Tem pros 2 e
são praticamente idênticos !!!

[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Tue 03 Dec 2002 - 08:46:24 BRST

This archive was generated by hypermail 2.2.0.