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Re: [CANAL 3] Jogos de MSX no Coleco

De: Murilo Saraiva de Queiroz <murilo_at_v...>
Data: Tue, 3 Dec 2002 19:35:01 +0100

Olá Eduardo,

sua dica de comparar os Antartic Adventure foi excelente! Estou ainda mais otimista com relação ao projeto agora, o código dos dois cartuchos é *muito* parecido! Mais de 50% é idêntico, e muitos bytes se diferenciam na parte mais significativa do endereço (o que significa que basta carregar o código na posição de memória correta e pronto).

Um exemplo: no coleco, é usada a instrução CALL 8916 (em código demáquina, CD 16 89). No MSX, no mesmo ponto do código, é usada a instrução CALL 48D6 (CD D6 48). A diferença entre os dois endereços é4040h. Essa diferença é mantida em todo o código.

A imensa maioria das diferenças entre o código dos dois cartuchos é assim! Agora vou tentar disassemblar as duas ROMs, porque comparar os mnemônicos é mais fácil do que o binário direto... Pra isso vou precisar de saber exatamente onde (na memória) o código é carregado nas duasmáquinas - hora de fuçar no código fonte dos emuladores.

Também peguei as datasheets dos dois processadores de som, pra ver se há alguma compatibilidade. Em último caso, é possível simplesmente ignorar as instruções (substituindo os out por nop) que enviam dados para o processador de som...

Um abração,

Muriloq (que está se perguntando se esses gory details são off-topic)

----- Original Message -----
From: Eduardo Luccas
Subject: Re: [CANAL 3] Jogos de MSX no Coleco

>Muita gente sabe que com alguns patches é possível rodar jogos de
>Colecovision no MSX, porque o hardware de ambos é bem parecido (isso é o
>que o Mission, o "emulador" de Coleco para MSX do Marcel de Kogel, faz).
>A idéia que me veio à cabeça é fazer o contrário: editar o código de
>máquina de um jogo de MSX para que ele rode num cartucho modificado de
>Coleco ! Fazer isso para rodar num emulador é quase trivial; o problema
>maior é construir um cartucho de Coleco, com bank-switching, etc. De
>qualquer forma, parece-me bem interessante.
...

Ah, Murilo, acho que não é tão fácil assim não...
Veja, pra começar o processador de som dos dois é diferente. O do MSXé o
famoso AY 3-8910, da General Instruments, o do Colecovision é o SN 76489,
da Texas Instruments. Embora sonoramente bem parecidos em termos de
programação não o são, portanto teria que alterar essa parte. Além do mais
tem que verificar se o modo de acessar a VRAM, a memória principal etc não
são são diferentes.

No caso da construção do cartucho, a meu ver, não tem maiores problemas. O
Colecovision não utiliza esquemas de bankswitiching, o cartucho pode ter
até 32 Kb sem BS. Que eu saiba não tem cartuchos para o Colecovision com
mais do que isso.

Porém não quero desanimá-lo !!! se vc conseguir converter algum jogo eu
monto em cartucho !!! :-))

alias um bom exemplo para vc compara é o Antartic Adventure. Tem pros 2e
são praticamente idênticos !!!

[]'s
Eduardo Luccas

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
Recebida em Tue 03 Dec 2002 - 10:36:43 BRST

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