Google Custom Search

Pequeno protesto (ou: porque eu não vou deixar de ser um oldgamer)

De: George Gaspari <georgegaspari_at_h...>
Data: Sun, 15 Sep 2002 20:17:56 -0300

Caras, estava dando um browsing pelas L. Americanas e Submarino, e me espanto ao ver o preço de jogos de [off] XBox(ta) e PS2... Sinceramente... DUZENTOS E QUARENTA REAIS por uma "fita" ops game é dose pra leão.

Com R$240 eu compro (No ML!) Um Sega CD + Mega Drive + uma penca de games, ou um Saturn mais um monte de jogos originais, ou um 3DO, ou SEIS telejogosPhilco, ou um MSX 2!

O interessante é que alguns jogos são disponíveis para PC. Vamos lembrar o XBox: processador Celeron-733 mais um chip gráfico NVIDIA. Pois bem, eu tenho um Duron 950 mais uma GeForce2. Essencialmente, Max Payne é igual nos dois sistemas. Só que no PC, original, eu compro por 49,90 (quaseUM QUINTO do preço).

O MESMO JOGO.
O MESMO CÓDIGO-FONTE (com algumas diferenças básicas).

400% de aumento.

No meu tempo (leia-se Atari-Master System-Mega Drive), as coisas não erambem assim. Tá certo que a gente sempre reclamou do preço dos jogos, mas eles custavam o equivalente hoje a em torno de 100 reais (ou 30 dólares). Ainda há cartuchos de GB por esse preço, mas é um sistema que jáestá indo pra o museu. Por sinal, GB é on e GBC é off, ou os dois já são permitidos nessa lista?

Outra coisa... a mentalidade das game houses de hoje está completamente errada. Eles estão centralizando tudo, só um distribuidor, um produtor de consoles... A melhor iniciativa dos últimos tempos foi a do 3DO, que acabou indo por água abaixo pela força da toda-poderosa Sony. Mas recordamos: O VHS está morto? A Sony, do alto de seu império, anunciou há pouco o fim da produção de fitas e aparelhos em Betamax. Será que, se aJVC centralizasse o VHS, seria de outra forma? Todos sabemos que o Beta é superior, mas o que "pegou", o que se *difundiu* foi o VHS.

A mesma mentalidade DEVERIA ser aplicada no mercado de games, principalmente agora que eles estão visando o público "adulto". Uma criança não se importa em trocar de videogame todo ano (muito pelo contrário hehehe),mas um adulto que TRABALHA pra pagar suas contas enche o saco de comprar tranqueira que daqui a 2 meses está sendo abandonado em função do PlayStation Five.

Outras iniciativas que não deram certo: LaserDisc, VideoCD (na época, agora está "pegando carona" na onda do DVD). Porque será? Um dos motivos, com certeza: ESCASSEZ de títulos e PREÇO. Ficaram com uns poucos videófilos.

Não é à toa que a SEGA parou completamente de fabricar consoles. Se eles licenciassem o DC pra outras empresas (ops, não conta a TECTOY hehehe) poderiam continuar a suportar o console, que é maravilhoso, aliás como todo projeto da SEGA. Que os Nintendistas de plantão não me escutem, mas tecnicamente TODOS os consoles da SEGA eram superiores. O SMS dava pau SEGURO no NES em número de cores e som, o Mega Drive, mesmo vindo antes do Super NES era mais rápido e mais expansível, e o Game Gear, coitado do GB Classic! Nem se fala. Agora, onde eles deveriam ter acertado é na distribuição, nos acordos de licenciamento. Não adianta nada ter uma máquina chique e poderosa e não ter o que fazer com ela. Por isso, dos 3consoles acima, com cerveja o mais bem-sucedido foi o Mega Drive, que -acredito- foi o melhor console do seu tempo, e quem sabe de todos os tempos.

A SEGA insistiu nos erros. Matou o Mega Drive, não aprendeu e lançou o Saturn, de 32 bits, numa época em que todo mundo prometia mais (a nintendo com o Ultra 64, a 3DO company com sua máquina brutal) e o PlayStation já estava se estabelecendo como a melhor plataforma de CD já lançada, mesmo em meio a acusações de sabotagem proposital (a Sony usava canhões de laser "sujos" de propósito para que o aparelho quebrassem em 6 meses de uso).

Pois bem, depois do natimorto Saturn, veio o maravilhoso DreamCast. A "máquina dos sonhos" era algo impensado na época: enquanto a Sony insistia no PS e reciclava-o com o PSOne, a Nintendo insistia nos jogos em cartuchos,caros e limitados em memória, veio o golpe: uma máquina de 128 bits, rodando Windows CE, com CDs com capacidade de 1 gigabyte. Era muito mais do que qualquer coisa já lançada.

Só que a Sega falhou em conquistar os usuários. Dessa vez, ela estava realmente queimada. Não conseguiu deslanchar, apesar de ter feito tudo certo: conseguiu licenças, softhouses adoraram e se apaixonaram pela máquina, vendeu pra chuchu mas, por ter errado mais do que podia, não suportoue encerrou a produção de hardware. Hoje, faz jogos até pra Nintendo (cheque o babativo e bronhativo Beach Spikers pra [mega off]GameCube[/mega off]). Dez anos atrás, na época do Sonic 2, quem falasse isso seria internado em um manicômio.

Pois essa "breve história da Sega" tem a ver com o quê, finalmente?

Simples. Esses VGs novos devem gorar em breve. Provavelmente vai sobrar apenas um deles, e eu não duvido que seja o PS2.

Porque, se nós admiramos os videogames antigos, é porque eles tiveram seus méritos. Muitas vezes, não importa muito o número de pixels na tela nem a quantidade de canais de som. River Raid ainda é super divertido.E vai ser, nos seus míseros 4k de jogo. Adventure vai continuar a ser uma referência pras gerações futuras. Sonic e Mario ainda vão ser tidos como inimigos mortais, mesmo que os dois apareçam no mesmo console hoje (tanto GBA quanto GC). E os dois são mais conhecidos que Mickey Mouse.

E as game companys de hoje acreditam que o mercado de VGs é como o de computador, que a gente vai ficar fazendo upgrade todo santo mês, gastando os tubos em jogos que são cada vez mais caros. Só que essa lógica está confusa. Hoje, o mercado está mais para o de DVD, em que queremos consoles mais baratos (na faixa de 500-600 reais) e títulos abundantes e compreço justo (algo entre 30 e 50 reais).

Como fazer isso? Massificando. Microsoft, Nintendo, Sony: Façam como o DVD Consortium! Licenciem a tecnologia. Aumentem a base de usuários. Do contrário, fica uma queda de braço entre os usuários e as empresas. Os usuários se revoltam, não compram ou compram o jogo pirata, a empresa serevolta, sobe os preços, coloca medidas anti-pirataria nos consoles e games (subindo mais ainda os preços), os usuários hackeiam e os chineses cobram $$$ pra desfazer o mecanismo anti-pirataria e nunca mais a gente termina de brigar.

Ou melhor:

A gente enche o saco, pega o Atari guardado no fundo do baú e vai jogar Pitfall que é melhor e mais relaxante.

George.Aproveite melhor a Web. Faça o download GRÁTIS do MSN Explorer :http://explorer.msn.com.br/intl.asp#po

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
Recebida em Sun 15 Sep 2002 - 16:17:48 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.