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Re: CANAL 3

De: Leonard Silva de Oliveira <leonard.oliveira_at_a...>
Data: Thu, 02 Dec 1999 22:49:33 -0200

Eduardo Luccas wrote:
>
> >Na verdade eu tive a idéia de colocar o nome CANAL 3 justamente por todos os
> >consoles antigos (a maioria, pelo menos) serem ligados ao respectivo
> >CANAL.... e também para homenager a CANAL 3 (fabricante que citou) pois eu
> >tive VÁRIOS cartuchos da Canal 3 nos tempos áureos! ;-) Dei a sugestão deste
> >nome para algumas pessoas (Caio, Norian, etc.) e todo mundo adorou! ;-)
>
> Ficou bacana mesmo !!!
>
> >Ontem eu LIGUEI para TODOS os telefones que a Canal 3 tinha na época e,
> >obviamente, não pertencem mais a ela. Em um deles uma pessoa atendeu e deu o
> >nome de ume empresa... NADA A VER.
> ...
> >fiquei maravilhado com a quantidade de coisas que tinham lá.... umas
> >prateleiras LOTADAS de cartuchos de Atari... IMPRESSIONANTE!
>
> Putz...
> Eu queria, acho q todos tb, ter tido grana na época pra comprar tudo qto é
> cartucho de Atari.
>
> Aliás aqui no Brasil a "coisa" ocorreu de uma forma singular. Havia muitas
> empresas fabricando cartuchos, daí o porque o Atari foi o mais difundido.
> Vendiam mais barato e em quantidade. Não tinha o acabamento e manuais do
> original mas a molecada não tinha (infelizmente...) o costume de ler manuais.
> Dynacom, Digitel, Zirok, DigiVision, Cromax etc... tinha até cartucho da Grow.
> Acho que, fora a Dynacom, nenhuma mais existe... eram empresas pequenas que
> aproveitaram a "onda" e mandaram bala. Felizmente.
>
> O que fica de bom nisso ?
> Quem já desmontou um jogo original viu que a EPROM do jogo era lacrada e
> customizada, tornando difícil copiar. Não sei quem começou com isso, mas os
> cartuchos "alternativos" usavam EPROMs comuns e CI´s de lógica 74LSxx.
> Hoje, portanto, é bem fácil vc mesmo fazer seu jogo de Atari, é fácil
> copiar os circuitos. E tb aprender como era feito.

Exatamente nessa teoria eu copio jogos de NES, Super NES , PC Engine e
Megadrive. =)

Com execao do NES , todos os outros nao requerem nada alem de EPROMS.
No caso do megadrive , todos os jogos usam 2 eproms de 8 bits ou uma de
16 bits.
No caso do SNES e do PC-Engine eles leem a rom diretamente byte a byte,
exatamente
como fazia o atari 15 anos antes deles. Se voce reparar nos cartuchos de
atari de
4kb , vai reparar que ha apenas um chip TTL la. Expecificamente um
74LS04. Usa-se
apenas uma das seis portas inversoras desse chip, pra inverter o sinal
de chip
select que vem do hardware atari. Como ele usava memorias ROM (E , ele
nao usava
eproms.) Essas roms tinham a entrada do chip select nao inversora. Eu
creio que isso
era protecao de copia.

Nos jogos de 8k havia uma 'memory mapper' bem simples. Na verdade era
um circuito
que simplesmente servia pra trocar o banco da ROM. Era so o programa do
jogo tentar
gravar na area da rom , que o tal 'mapper' receberia o byte escrito e e
mudaria de
estado, mudando a pagina da rom.

(Hehehe eu aprendi eletronica digital assim, exatamente do jeito que vc
ta mexendo
com joguinhos de atari)

Cya ... =)
Recebida em Thu 02 Dec 1999 - 16:35:36 BRST

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