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Re: CANAL 3

De: Eduardo Luccas <elucas_at_s...>
Data: Fri, 3 Dec 1999 00:11:51 -0200

>Eduardo Luccas wrote:
> >
> > >Na verdade eu tive a idéia de colocar o nome CANAL 3 justamente
>por todos os
>...
> > O que fica de bom nisso ?
> > Quem já desmontou um jogo original viu que a EPROM do jogo eralacrada e
> > customizada, tornando difícil copiar. Não sei quem começou comisso, mas os
> > cartuchos "alternativos" usavam EPROMs comuns e CI´s de lógica 74LSxx.
> > Hoje, portanto, é bem fácil vc mesmo fazer seu jogo de Atari, éfácil
> > copiar os circuitos. E tb aprender como era feito.
>
> Exatamente nessa teoria eu copio jogos de NES, Super NES , PC Engine e
>Megadrive. =)
>
> Com execao do NES , todos os outros nao requerem nada alem de EPROMS.
>No caso do megadrive , todos os jogos usam 2 eproms de 8 bits ou uma de
>16 bits.
>...
>eproms.) Essas roms tinham a entrada do chip select nao inversora. Eu
>creio que isso
>era protecao de copia.

Gde Leonard !
De fato.
O Atari usava uma das linhas de endereço (a última) como chip select.
E tinha mesmo q inverter.
Mas o legal é que eu já vi uma boa gambiarra e que funciona: ao invés
de usar um 74LS04 e ficar com 5 inversores "coçando o saco" o pessoal
usava um BC548 com dois resistores para inverter o sinal.
A velha e boa gambiarra brasileira.
:-))

> Nos jogos de 8k havia uma 'memory mapper' bem simples. Na verdade era
>um circuito
>que simplesmente servia pra trocar o banco da ROM. Era so o programa do
>jogo tentar
>gravar na area da rom , que o tal 'mapper' receberia o byte escrito e e
>mudaria de
>estado, mudando a pagina da rom.

Sim. Mais uma idéia genial.
Mas, não sei se vc já "fuçou" um pouco a respeito dos sistemas de
"bank switching" do Atari. Nem todos são iguais.
A maioria, principalmente jogos da Atari e Activision, usava o
sistema "F8": ao se acessar essa posição de memória chaveava-se o
banco e ao acessar outra posição, "deschaveava-se".
Tinha um da Parker Brothers que era meio esquisito: ele dividia a ROM
em 4 bancos de 2K.
e finalmente um sistema bem complexo e muito bom para o programador
era um da Activision, que só foi usado nos cartuchos Decathlon e
Robot Tank: ao se fazer um "JMP <endereço>", onde o endereço estava
acima dos 4K baixo automaticamente o banco era chaveado e ao dar um
"RTS" deschaveava-se o banco. Cool !
Mas esse eu ainda (ainda...) não tenho o circuito...

>(Hehehe eu aprendi eletronica digital assim, exatamente do jeito que vc
>ta mexendo
>com joguinhos de atari)

E' o jeito mais divertido de aprender.
E se aprende mesmo !!!

[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Thu 02 Dec 1999 - 18:05:23 BRST

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