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Explicações

De: Garrett <garrett_at_m...>
Data: Thu, 2 Dec 1999 23:24:33 -0200

Nossa Leonard... você é um Engenheiro Eletrônico ou o quê????? ;-)

Thanks por todas as explicações!

> Com execao do NES , todos os outros nao requerem nada alem de EPROMS.
> No caso do megadrive , todos os jogos usam 2 eproms de 8 bits ou uma de
> 16 bits.
> No caso do SNES e do PC-Engine eles leem a rom diretamente byte a byte,
> exatamente
> como fazia o atari 15 anos antes deles. Se voce reparar nos cartuchos de
> atari de
> 4kb , vai reparar que ha apenas um chip TTL la. Expecificamente um
> 74LS04. Usa-se
> apenas uma das seis portas inversoras desse chip, pra inverter o sinal
> de chip
> select que vem do hardware atari. Como ele usava memorias ROM (E , ele
> nao usava
> eproms.) Essas roms tinham a entrada do chip select nao inversora. Eu
> creio que isso
> era protecao de copia.
>
> Nos jogos de 8k havia uma 'memory mapper' bem simples. Na verdade era
> um circuito
> que simplesmente servia pra trocar o banco da ROM. Era so o programa do
> jogo tentar
> gravar na area da rom , que o tal 'mapper' receberia o byte escrito e e
> mudaria de
> estado, mudando a pagina da rom.
>
> (Hehehe eu aprendi eletronica digital assim, exatamente do jeito que vc
> ta mexendo
> com joguinhos de atari)
Recebida em Thu 02 Dec 1999 - 17:20:42 BRST

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