Em Busca dos Tesouros

Tela Título
Instruções
Cipó!
Elevador
Crocodilos!

Digg! Add to Del.icio.us! RSS Feed

English version

Novidades

Introdução

"Em Busca dos Tesouros" (EBdT) é um jogo totalmente desenvolvido no Brasil, lançado em 1986 para o microcomputador Sinclair ZX-81 e compatíveis nacionais (TK-82C, TK-83, TK-85 e CP-200S). Inspirado pelo sucesso “Pitfall!”, criado por David Crane para a Activision em 1982 e lançado para o Atari 2600, o EBdT foi escrito ao longo de dois anos pelo então adolescente Tadeu Curinga da Silva, e vendido pelo correio (em fita K-7 ou listagem para digitação) pela primeira revista brasileira sobre microcomputadores, a Micro Sistemas.

O jogo em fita K-7 custava Cz$ 120, o equivalente a cerca de R$ 40 hoje em dia, e a listagem impressa, Cz$ 50, o que dá cerca de R$ 18 (valores corrigidos pelo IPC-A).

O EBdT surpreende pela qualidade gráfica (levando-se em conta as imensas restrições da arquitetura para o qual foi desenvolvido), pelo tamanho (o jogo possui 313 telas diferentes e 15 inimigos com diversos padrões de movimentação) e pela imensa dificuldade – o que levou à versão com vidas infinitas, também disponível aqui.

Após ter desaparecido por mais de 15 anos, uma fita K-7 com o jogo foi recuperada pelo colecionador Kelly A. Murta. O autor do jogo, Tadeu Curinga da Silva, foi encontrado em 2006, e gentilmente permitiu a distribuição do jogo pela Internet. Além disso, ele também cedeu um caderno com o código-fonte original, completo, escrito à mão, que logo será disponibilizado aqui.

Essa página em breve contará com mais detalhes sobre o jogo, incluindo a correspondência enviada pelo autor, instruções para a confecção de novas telas, e muito mais! Caso deseje maiores informações, por favor entre em contato.

História

Reencontrar o "Em Busca dos Tesouros" foi uma tarefa de vários anos. Efetivamente, tudo começou em 2002, quando Murilo Queiroz, que então morava na Europa, escreveu uma crônica sobre saudades de casa, nostalgia, seriados antigos de TV e o EBdT! Essa crônica foi publicada no "Plano-B", um mural de notícias do GRUDE, serviço de informações da UFMG. Depois se seguiram uma série de correspondências, que serão publicadas aqui.

Em breve, mais artigos sobre a história do EBdT!

Para Jogar:

Sobre os Autores

Tadeu Curinga da Silva, o autor do EBdT, tornou-se oficial da Marinha Mercante e mora no Rio de Janeiro. Ele além do código-fonte do jogo, e a autorização para sua divulgação, ele também forneceu uma enorme quantidade de informação a respeito do desenvolvimento, que será publicada aqui.

Murilo Saraiva de Queiroz, a.k.a. muriloq, responsável por essa página, é cientista da computação e mestre em engenharia eletrônica, e fascinado por entretenimento eletrônico desde criança. Ele mora em Belo Horizonte com sua esposa Cyntia, três gatos e uma montanha de videogames e computadores, e passou os últimos vinte anos tentando encontrar o autor do "Em Busca dos Tesouros"!

Comentários

Veja também os comentários no post do no mínimo Jogatina.

Doações

Contribua para a manutenção e expansão desse site! Faça a sua doação:

Valid XHTML 1.0 Strict Valid CSS! [Valid RSS] Creative Commons License